O impacto do TikTok que influenciou no aumento da moda luxo entre usuários.
A rede social chinesa “#TikTok” virou um dos aplicativos mais baixados dos últimos tempos. Por ele, os usuários gravam vídeos curtos e simples sobre diversos assuntos, que forem de sua preferência. Consequentemente foram se formando dentro da plataforma os nichos de conteúdo, como os da dança, viagens, gastronomia e moda. O nicho de conteúdo de moda começou a ganhar mais fama e visualização, se tornando conhecido tanto dentro como fora do aplicativo, de Fashion #TikTok.
O movimento da rede social foi extremamente importante, por ele, os usuários possuem acesso a diversos assuntos e as informações mais detalhada sobre esses assuntos por vídeos curtos com no máximo alguns segundos. Como a escritora que aqui vos fala, que entrou mais a fundo no mundo da moda por meio da influência dos conteúdos do Tiktok e adquirindo mais conhecimento por diversos stylish, estudantes de moda e amantes da moda que buscam compartilhar seus conhecimentos e opiniões pela plataforma. Dentro das redes sociais, vídeos famosos como “se arrume- se comigo” e “comprinhas” ganharam destaques no mundo da moda. Entretanto, algo que poucos comentam é o modo que a moda está sendo ensinada e estabelecida nesta plataforma.
Não é novidade para ninguém que no “Fashion TikTok” os vídeos que mais engajam são os que aparecem marcas de luxos famosas como: #Gucci, #Prada, #Bottega Veneta, entre outras. Desta forma, alguns usuários começaram a associar que moda é apenas, artigos de luxo caros e por visualizarem esse tipo de conteúdo acreditam que estão consumindo moda. Sendo que na verdade, esses tipos de vídeos são apenas puro entretenimento.
Seria hipocrisia dizer que eu não consumo esse tipo de conteúdo, pois mesmo não concordando, eu gosto de ver este tipo de vídeo. Porém, eu sei que esses vídeos de compras e roupas milionárias são apenas para minha diversão e até servem de certa forma como inspiração de looks que uso no dia a dia. Mas quando esses usuários e criadores de conteúdo dizem que a moda se limita a apenas artigos de luxo, eles tiraram toda a história, importância e referência que existe por trás dela.
Moda não é apenas comprar uma roupa ou uma bolsa de luxo, é um objeto de estudo. O estudo da moda abrange toda uma área de política, arte, cultura, história, antropologia, sociologia, filosofia e principalmente economia, já que é a indústria que mais movimenta o mercado econômico. Cada peça criada possui uma história e inspiração, podendo ter influencia tanto de um acontecimento atual no mundo, como no passado, do criador da peça. Os estilistas e designers fazem um extenso estudo para entenderem a moda e criarem suas peças.
Os artigos de luxo são importantes para o mundo da moda, é por eles que analisamos as maiores tendências da temporada, mas não gira apenas em torno disso. Afinal, você pode ter um acervo de luxo e não saber o que é moda ou a importância por trás dela.
Ademais, a criatividade também está relacionada com a moda. Você pode transformar itens simples em roupas ou acessórios usando sua imaginação, não existe a necessidade de ter o item mais luxuoso e caro para conseguir entender e saber fazer moda. O movimento de segunda mão que está em alta, consegue entregar diversas referências de moda.
Deve-se perceber a diferença entre conteúdo de moda, onde ela é tratada como objeto de estudo ou conteúdo de entretenimento, que são os casos de “arrume-se comigo” e “comprinhas”, entre outros. Por mais que esses tipos de vídeos tragam inspirações de looks, não é por eles que se encontra uma análise de moda. São vídeos divertidos? Claro que são! Mas é para isso que eles servem para divertir e não para ensinar sobre moda ao usuário.
Se você possui interesse em saber mais sobre a moda como objeto de estudo, tente primeiro tirar essa ideia de que são apenas artigos de luxo e consuma vídeos que façam análises sobre esse mundo e não os que chamem atenção por ter um logo luxuoso na capa. Recomendo a ler livros e ver filmes que tenham essa referência do maravilhoso mundo da moda.
Comments