google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

A Cronologia dos Atentados Terroristas de 11 de setembro de 2001

Atualizado: 1 de out. de 2023


Atentados Terroristas de 11 de setembro de 2001
Mesmo correndo o risco de ter publicação banida, colocarei a foto acima.


Eu iria escrever e publicar mais um artigo sobre rotina bancária aqui, mas deixei isto para amanhã, pois se vocês não se lembram, amanhã será dia 11 de setembro, e achei importante escrever sobre os acontecimentos terroristas que aconteceram nesta data, em 2001, Nova Iorque, nos Estados Unidos.


Lembro muito bem deste dia, estava no horário de almoço do meu trabalho, que ainda não era no Banco do Brasil, e passei na casa dos meus pais. Minha já estava com a televisão ligada, e me avisou que um avião estranhamente bateu no World Trade Center, em Nova Iorque. Lembro da tela de tubo da televisão mostrando a torre norte do complexo citado, em chamas, e alguns minutos depois eu e minha mão vimos o segundo avião batendo, da Torre Sul do complexo. Na hora percebemos que não se tratava de acidente. Dois aviões batendo em dois prédios, sendo que um está do lado do outro? Não podia ser coincidência.


Assim, escrevo sobre a cronologia dos fatos daquela manhã fatídica de 11 setembro que ficaria marcada para sempre.


As fotos que uso neste artigo, foram de quando visitei o local em abril de 2019. Confesso que existe (mesmo que você não acredito nestas coisas), uma aura estranha e uma sensação de morte pairando no local. Tanto que nada construíram no local. O novo complexo, chamado One Trade Center, fica ao lado.



Atentados Terroristas de 11 de setembro de 2001
One Trade Center, quando passei em Nova Iorque em 2019.

A Data dos Atentados Terroristas de 11 de setembro de 2001


Os atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001 marcaram um dos momentos mais sombrios da história contemporânea dos Estados Unidos e do mundo. Este evento sinistro não apenas abalou as bases da segurança nacional americana, mas também teve repercussões globais que perduram até hoje. Neste artigo, detalharemos a cronologia dos acontecimentos desse dia fatídico, por ser essencial lembrar e compreender o passado para evitar erros futuros e promover o aprendizado.


Antecedentes e Planejamento


O planejamento para os atentados de 11 de setembro começou anos antes, nas sombras do terrorismo internacional. Em 1998, os Estados Unidos sofreram os primeiros ataques às suas embaixadas na Tanzânia e no Quênia, perpetrados pela Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden. Esses ataques foram um prelúdio do que estava por vir.


1999 - Planejamento Avançado


Em 1999, membros da Al-Qaeda iniciaram o treinamento e o planejamento meticuloso para os ataques. O grupo escolheu cuidadosamente seus alvos, visando o coração dos Estados Unidos: as Torres Gêmeas em Nova York e o Pentágono em Washington, D.C.


O Dia dos Atentados - 11 de Setembro de 2001


08h46 - Torre Norte


O dia fatídico começou com o voo American Airlines 11 sendo sequestrado e colidindo na Torre Norte do World Trade Center, em Nova York. O impacto causou uma enorme explosão e um incêndio que chocou o mundo.



09h03 - Torre Sul


Apenas 17 minutos depois, o voo United Airlines 175 também foi sequestrado e colidiu na Torre Sul do World Trade Center. As imagens ao vivo transmitidas pela televisão mostravam claramente o horror que se desenrolava.





09h37 - O Pentágono é Alvejado


Em Washington, D.C., o voo American Airlines 77 foi sequestrado e atingiu o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O coração da segurança nacional foi atacado.






10h03 - Queda da United Airlines 93


O voo United Airlines 93, também sequestrado, caiu na Pensilvânia após passageiros corajosos tentarem retomar o controle da aeronave. Este ato de heroísmo evitou que outro alvo em Washington, D.C., fosse atingido.






As Consequências e o Mundo em Choque


Os atentados de 11 de setembro de 2001 deixaram os Estados Unidos e o mundo em estado de choque. As Torres Gêmeas desmoronaram, matando milhares de pessoas, incluindo bombeiros e socorristas corajosos. O Pentágono sofreu danos significativos, e a nação estava em luto.





Resposta Americana


Os Estados Unidos responderam com determinação. O então presidente, George W. Bush, anunciou uma "Guerra ao Terror", iniciando a invasão do Afeganistão para desmantelar a Al-Qaeda e caçar Osama bin Laden.


A Importância de Lembrar


Por que é tão crucial lembrar os atentados de 11 de setembro de 2001? A resposta é simples: para evitar que tais tragédias se repitam no futuro. O terrorismo é uma ameaça constante, e a vigilância é necessária para proteger vidas inocentes.



Atentados Terroristas de 11 de setembro de 2001
9/11 Memorial & Museum construído no local dos atentados. Ainda pode ver parte da estrutura que sobrou e coisas que ficaram no local - como um carro de bombeiros todo destruído que foi tirado dos escombros. Minha visita em abril de 2019.

Conclusão


Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 são um capítulo sombrio da história que jamais será esquecido. Relembrar esses eventos trágicos não apenas homenageia as vítimas e heróis, mas também serve como um lembrete de que a unidade e a vigilância são fundamentais na busca pela paz e segurança mundial. Aprendemos com o passado para moldar um futuro melhor.





E há pessoas que dizem que isso nunca ocorreu, e que só é um ataque inventado pelos Estados Unidos para invadirem o Afeganistão...



Atentados Terroristas de 11 de setembro de 2001
O memorial de 11 de setembro, onde está todos os nomes das vítimas. O buraco ao lado era onde ficavam os prédios. Nada foi construído no local. Minha visita em 2019.

bottom of page