The Falanga Way google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Os fatos que fizeram história: Uma análise dos grandes destaques da premiação do Oscar


Começarei fazendo algumas confissões: a foto acima coloquei de propósito para melhorar meu rakeamento e SEO. Sei que cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida como Oscar, ou mesmo "The Academy Awards ou The Oscars", pode ser uma cerimônia "fake", mas assisto todo ano. Então posso me considerar uma "autoridade no assunto".


E estou postando, hoje, que é o dia da premiação, este texto, na esperança que bombe.


Vamos lá. Colocarei aqui algumas curiosidades sobre a cerimônia. Como funciona a votação, sobre a estatueta, o leitor pode procurar no Google, já que é um assunto muito explorado. E não quero ser repetitivo.


Mas o que é o Oscar? Fazendo um resumo.


A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mais conhecida como Oscar, é uma das mais prestigiosas cerimônias de premiação da indústria cinematográfica. O evento foi criado em 1929 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, uma organização composta por profissionais da indústria cinematográfica dos Estados Unidos.


A ideia de criar a premiação surgiu em 1927, quando um grupo de executivos de estúdios de cinema decidiu fundar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, visando melhorar a imagem da indústria após uma série de escândalos envolvendo o mundo do cinema. A primeira cerimônia de entrega do Oscar ocorreu no ano seguinte, em 16 de maio de 1929, no Roosevelt Hotel em Los Angeles.


Desde então, a premiação do Oscar se tornou um evento anual aguardado com grande expectativa pelos membros da indústria cinematográfica, pelos críticos e pelo público. A cerimônia é realizada geralmente no final de fevereiro ou início de março, sendo transmitida ao vivo pela televisão para milhões de pessoas em todo o mundo.


A organização do Oscar é feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, composta por mais de 9.000 membros, incluindo atores, diretores, produtores, roteiristas e outros profissionais da indústria cinematográfica. Os membros da Academia são responsáveis por votar nos indicados e vencedores em cada categoria, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado, entre outras.




Quais são maiores vencedores do Oscar? Que prêmios ganharam?


Ao longo dos anos, muitos filmes e pessoas se destacaram no Oscar, conquistando múltiplas estatuetas douradas. Aqui estão alguns dos maiores vencedores da história do Oscar, juntamente com as categorias em que eles venceram:

  • Filme: "Ben-Hur" (1959), "Titanic" (1997) e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003) ganharam 11 estatuetas cada um, tornando-os os filmes mais premiados da história do Oscar.

  • Diretor: John Ford é o diretor mais premiado da história do Oscar, tendo ganhado quatro vezes na categoria de Melhor Diretor por "Depois do Vendaval" (1940), "As Vinhas da Ira" (1941), "Como Era Verde o Meu Vale" (1942) e "O Homem Tranquilo" (1952).

  • Ator: Katharine Hepburn é a atriz mais premiada da história do Oscar, tendo ganhado quatro estatuetas de Melhor Atriz por "Manhã de Glória" (1933), "Adivinhe Quem Vem para Jantar" (1967), "O Leão no Inverno" (1968) e "Na Época do Ragtime" (1981). Já o ator mais premiado é Daniel Day-Lewis, com três vitórias em Melhor Ator por "Meu Pé Esquerdo" (1989), "Sangue Negro" (2007) e "Lincoln" (2012).

  • Ator Coadjuvante: Walter Brennan, Jack Nicholson, são os atores mais premiados na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, cada um com três vitórias.

  • Roteiro Original e Roteiro Adaptado: O roteirista mais premiado na categoria de Melhor Roteiro Original é Woody Allen, com três vitórias por "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), "Hannah e suas Irmãs" (1986) e "Meia-Noite em Paris" (2011). Já na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, o roteirista mais premiado é Francis Ford Coppola, com dois prêmios por "O Poderoso Chefão" (1972) e "O Poderoso Chefão II" (1974).

Esses são apenas alguns dos maiores vencedores do Oscar ao longo dos anos, mas há muitos outros filmes e pessoas que também deixaram sua marca na história da premiação.


Se algum dado acima estiver errado, por favor me indiquem nos comentários. Tive que fazer uma pesquisa, rápida, não profunda para o tema.


Algumas curiosidades:


Vou me abster de falar do tapa do Will Smith.


E focarei nos mais recentes.


A cerimônia do Oscar é conhecida por ser um evento repleto de sofisticação e emoção, mas também pode apresentar momentos curiosos e até mesmo engraçados. Aqui estão alguns exemplos de eventos curiosos que aconteceram em cerimônias passadas do Oscar:

  1. O selfie mais retuitado da história: em 2014, durante a cerimônia do Oscar, o apresentador Ellen DeGeneres tirou um selfie com várias celebridades que estavam sentadas na primeira fila, incluindo Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Angelina Jolie, Meryl Streep e Brad Pitt. A imagem acabou se tornando o selfie mais retuitado da história, com mais de 3,4 milhões de retweets.

  2. A troca de envelopes: em 2017, durante a cerimônia do Oscar, houve um grande erro na entrega do prêmio de Melhor Filme. A apresentadora Faye Dunaway e o ator Warren Beatty receberam o envelope errado e anunciaram por engano que "La La Land" havia vencido o prêmio, quando, na verdade, o vencedor era "Moonlight". Foi um momento constrangedor e inesperado que chocou a audiência e se tornou um dos eventos mais memoráveis da história do Oscar.

  3. Vestidos icônicos: O Oscar também é conhecido por exibir alguns dos vestidos mais icônicos do mundo da moda. Desde o famoso vestido de Björk em 2001 (que parecia um cisne), até o vestido preto "naked" de Halle Berry em 2002, e o vestido rosa pálido de Audrey Hepburn em 1954, muitos modelos inesquecíveis já desfilaram pelo tapete vermelho do Oscar.

  4. Marlon Brando recusa o prêmio: Em 1973, Marlon Brando foi premiado com o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "O Poderoso Chefão", mas ele recusou o prêmio como uma forma de protesto contra o tratamento dos nativos americanos em Hollywood. Em vez de aparecer na cerimônia, ele enviou uma atriz nativa americana chamada Sacheen Littlefeather para recusar o prêmio em seu nome.

  5. A cerimônia mais curta da história: Em 1959, a cerimônia do Oscar foi a mais curta da história, durando apenas 1 hora e 40 minutos. Isso aconteceu porque a cerimônia foi pré-gravada e depois transmitida na televisão, em vez de ser transmitida ao vivo. Foi um evento muito diferente do que os telespectadores estão acostumados hoje.

  6. O vestido rasgado de Jennifer Lawrence em 2013: Quando subia as escadas para receber o prêmio de Melhor Atriz por "O Lado Bom da Vida", Jennifer Lawrence tropeçou em seu vestido e acabou rasgando a parte de trás. Ela teve que se recompor rapidamente antes de fazer seu discurso de agradecimento, mas a situação ainda foi bastante constrangedora.

  7. O discurso polêmico de Michael Moore em 2003: Quando recebeu o prêmio de Melhor Documentário por "Tiros em Columbine", o cineasta Michael Moore fez um discurso polêmico no qual criticou o presidente dos Estados Unidos na época, George W. Bush, e a invasão do Iraque. Seu discurso provocou uma mistura de aplausos e vaias da plateia.

  8. O discurso ofensivo de Roberto Benigni em 1999: Quando ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por "A Vida é Bela", o ator e diretor Roberto Benigni ficou tão animado que subiu nas cadeiras da plateia e começou a falar em italiano sem parar. Embora sua empolgação tenha sido contagiante, algumas de suas piadas e gestos foram considerados ofensivos e inapropriados.

  9. A queda de Jennifer Lawrence em 2013: Além do incidente com o vestido rasgado, Jennifer Lawrence também caiu no tapete vermelho enquanto se dirigia para a cerimônia do Oscar. Embora ela tenha se levantado rapidamente e rido da situação, foi um momento constrangedor para a atriz.


E dentro dessas curiosidades teve momentos assim, vergonha alheia no Oscar?


A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já teve alguns momentos controversos, com algumas escolhas dos vencedores sendo consideradas injustas ou inadequadas. Aqui estão algumas das maiores injustiças da premiação do Oscar:

  1. Não indicar atores e cineastas negros: Em muitos anos, a Academia não indicou nenhum ator ou cineasta negro em nenhuma das principais categorias. Isso levou a protestos e críticas à falta de diversidade na premiação.

  2. Esquecer filmes icônicos: Vários filmes considerados clássicos do cinema foram ignorados pela Academia. Alguns exemplos incluem "Cidadão Kane" em 1942, "O Poderoso Chefão" em 1973 e "E.T. - O Extraterrestre" em 1983.

  3. Ignorar o cinema estrangeiro: Apesar de ter uma categoria específica para filmes em língua estrangeira, a Academia geralmente não reconhece produções estrangeiras em outras categorias principais. Em muitos anos, filmes estrangeiros aclamados pela crítica e pelo público foram ignorados pelo Oscar.

  4. Premiar o filme errado: Às vezes, o filme que ganha o Oscar de Melhor Filme não é necessariamente o favorito dos críticos ou do público. Isso levou a algumas escolhas controversas, como "Crash - No Limite" ganhando o prêmio em 2006, em vez do favorito "Brokeback Mountain".

  5. Excluir mulheres da indústria cinematográfica: As mulheres cineastas têm sido historicamente sub-representadas na indústria cinematográfica, o que se reflete nas escolhas dos vencedores do Oscar. Por exemplo, até hoje, apenas uma mulher ganhou o prêmio de Melhor Diretor - Kathryn Bigelow, por "Guerra ao Terror" em 2010.

Essas são apenas algumas das maiores injustiças da premiação do Oscar ao longo dos anos. À medida que a indústria cinematográfica se torna mais diversa e inclusiva, espera-se que a Academia considere essas críticas e trabalhe para corrigir essas falhas.


E um assunto que não sai das redes sociais: por que a audiência da cerimônia do Oscar vem caindo?


Há várias razões pelas quais a audiência da cerimônia do Oscar tem caído nos últimos anos. Aqui estão algumas delas:

  1. Duração da cerimônia: A cerimônia do Oscar costuma durar cerca de três horas e meia, o que pode ser um tempo longo para muitos espectadores. Alguns podem achar difícil encontrar tempo para assistir a toda a cerimônia, especialmente em uma época em que há tantas outras opções de entretenimento disponíveis (realmente, às vezes dá um sono).

  2. Ausência de grandes produções: Nos últimos anos, a cerimônia do Oscar tem sido criticada por não indicar ou premiar filmes que atraem grandes públicos. Isso pode ter afastado alguns espectadores que preferem assistir a filmes mais populares (filmes como "Resgate Do Soldado Ryan", perder categoria de melhor filme para "Shakespeare Apaixonado", em 1999, sério?)

  3. Mudanças na forma de assistir a programas de TV: Com o aumento das opções de streaming e a popularidade dos serviços de TV sob demanda, muitas pessoas agora preferem assistir a programas de TV em seus próprios horários e em seus próprios termos. Isso pode ter levado a uma diminuição da audiência ao vivo da cerimônia do Oscar.

  4. Polêmicas: Em anos recentes, a cerimônia do Oscar também tem sido alvo de polêmicas, como a falta de diversidade entre os indicados e como a Academia lida com essas questões. Essas polêmicas podem ter afastado alguns espectadores que não concordam com as decisões da Academia.

  5. Pandemia: Em 2020 e 2021, a cerimônia do Oscar foi adiada e teve um formato diferente devido à pandemia de COVID-19. Embora tenha sido uma maneira de manter a cerimônia acontecendo durante um momento difícil, o formato diferente pode ter afetado a audiência e o interesse do público.

Essas são algumas das razões pelas quais a audiência da cerimônia do Oscar tem caído nos últimos anos. No entanto, é importante lembrar que a cerimônia continua sendo um evento importante na indústria cinematográfica e muitas pessoas ainda esperam ansiosamente por ela todos os anos.


E o leitor, assiste o Oscar?


Tem algum filme que gostaria de ver premiado?


Se curte, não perca a chance de conferir a lista completa dos vencedores do Oscar e compartilhe sua opinião nos comentários abaixo: qual filme você acha que foi merecedor do prêmio de Melhor Filme?


Links:


Fontes:

Você pode pesquisar sobre a cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas visitando os seguintes links:



11 views0 comments
bottom of page