google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Desculpas criativas para evitar sair de casa: como ser um mestre em fugir dos planos!


Enganei vocês, confesso. Título é para chamar atenção. Mas ultimamente, tem se tornado uma rotina as pessoas inventarem desculpas para não sair contigo que achei interessante escrever sobre o assunto.


As pessoas podem inventar desculpas para não saírem por vários motivos, como falta de educação, imaturidade, narcisismo e até psicopatia. Algumas pessoas podem ter dificuldade em dizer "não" diretamente porque têm medo de magoar os sentimentos da outra pessoa, de criar conflitos, ou de serem julgadas. Além disso, algumas pessoas foram ensinadas desde cedo a serem educadas e cordiais, o que pode levar a inventar desculpas em vez de serem francas sobre seus desejos.


Existem diversas razões pelas quais as pessoas podem inventar desculpas para não saírem ao invés de simplesmente dizerem que não querem sair. Algumas dessas razões podem incluir:


  1. Evitar conflitos: Algumas pessoas podem ter dificuldade em dizer "não" diretamente porque têm medo de magoar os sentimentos da outra pessoa ou de criar conflitos. Nesses casos, inventar uma desculpa pode parecer uma maneira mais fácil de evitar esses problemas.

  2. Manter a amizade: Outras pessoas podem não querer sair com alguém por motivos específicos (por exemplo, porque não gostam de sair para beber ou porque preferem passar a noite em casa). No entanto, elas podem não querer ferir os sentimentos da outra pessoa ou prejudicar a amizade, então inventam uma desculpa para evitar sair.

  3. Receio de serem julgadas: Algumas pessoas podem sentir que dizer "não" diretamente as torna vulneráveis a críticas ou julgamentos. Por exemplo, se elas disserem "não quero sair hoje à noite", podem temer que a outra pessoa pense que elas são chatas ou que não gostam de se divertir. Nesses casos, inventar uma desculpa pode parecer uma maneira mais fácil de evitar serem julgadas.

  4. Serem polidas: Muitas pessoas foram ensinadas desde cedo a serem educadas e cordiais. Nesse sentido, dizer "não" diretamente pode parecer rude ou impolite. Como resultado, elas podem optar por inventar uma desculpa em vez de serem francas sobre seus desejos.

Embora inventar desculpas possa parecer uma solução mais fácil no momento, isso pode levar a mal-entendidos e conflitos mais tarde. Em geral, é melhor ser honesto e direto quando se trata de planos e compromissos. Se você não quer sair, é melhor dizer isso com clareza para que a outra pessoa possa entender seus desejos e tomar outras providências.


Pesquisa :


"Em teoria, é simples, mas negar um pedido e dizer abertamente que não quer ir a uma balada ou a um simples happy hour é um transtorno para muitas pessoas, que suam frio, com uma criatividade do tamanho do mundo para inventar desculpas e evitar falar o não diretamente." URL: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/7-dicas-para-aprender-a-falar-nao-e-nao-sofrer-por-causa-disso/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page