google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

28 Dias Assombrados : REALITY DE VISITA A LOCAIS COM FAMA DE MAL-ASSOMBRADOS - Para mim : Divertido

Atualizado: 6 de jan.

Sim, você não leu errado.


Assisti neste fim de semana, de uma vez só, a série da Netflix , 28 Dias Assombrados e confesso que me diverti com o que foi apresentado. Recomendo fortemente assistir, para sair do lugar comum do que se é assistido no Streaming. As “aspas” é minha manifestação do quanto a situação me pareceu estranha, seja em um personagem, situação ou mesmo na produção.


A Premissa da série :


Baseado em uma teoria proposta por Ed e Lorraine Warren, o famoso casal dos filmes de terror/suspense do “Inocaverso” (Invocação do Mal 1 e 2, que são muito bons e Invocação do Mal 3, que para mim não passa de um filme de tribunal - Annabelle, A Freira, etc.), a série traz três equipes de investigadores para três diferentes locais assombrados. Os participantes não são informados sobre o local em que passarão os próximos 28 dias.


Durante a estadia, os investigadores não podem contatar ninguém de fora e devem desvendar segredos que assombram suas residências temporárias.

Sobre o casal “famoso” acima, dou mais detalhes nos comentários. A série leva locais do mundo real que há muito são associados a atividades paranormais.


A descrição e explicação de métodos populares de investigação sobrenaturais mantêm o público viciado enquanto os profissionais tentam resolver o mistério. Naturalmente, a natureza sobrenatural do programa, combinada com eventos inexplicáveis, fez muitos espectadores se perguntarem o quanto é real .




É aí que, em parte, está a “diversão” da série.


E porque “divertido” ?


A verdade torna-se altamente uma questão de perspectiva em relação a programas ou filmes centrados em atividades paranormais. Esta é uma das principais razões pelas quais as pessoas duvidam da autenticidade dos eventos apresentados em '28 Dias Assombrados'. Teoria de uma maneira um tanto científica para obter provas. No entanto, os céticos seriam pressionados a considerar o programa uma representação precisa da realidade. Fora as situações de "vergonha alheia" que pairam na série.


Eu explico, sem entrar no mérito se o que acontece na série é real ou fake, já tem vários sites discutindo isso, aliás um deles logo abaixo ao final do texto. Logo de cara, no primeiro episódio, tem um cidadão lá que se apresenta como genro do casal Warren, de nome Tony Spera, e diretor de um instituto, vamos dizer assim, respeitado, o tal do NESPR, ou no inglês, New England Society of Psychic Research, link abaixo no final. Acredito que esta apresentação logo de cara, é para dar um ar de “credibilidade”, na coisa toda.


Somos apresentados a três grupos de pessoas, que são enviadas para três locais “assombrados”, sendo que são, duas pousadas, e um um museu. Locais turísticos, já me comecei a me lembrar do hotel que fiquei em Nova York, que foi construído em 1.919.


São eles, médiuns, demonologistas (sim a profissão existe, deve ter LinkedIn de alguém assim aqui rsrsrs…), e técnicos de equipamentos. Nos bastidores, o tal do genro que falei acima e um especialista, que faz comentários, dando um ar de documentário. Está mais com cara de found footage (já falei sobre este subgênero do terror aqui: https://www.joaofalanga.com/post/deadstream-um-filme-nojento-bizarro-e-divertido-a-disgusting-bizarre-and-fun-movie?commentId=3a781a1f-9dfc-45c6-8f0e-3d3893616b31 ).


Aí a parte divertida que aborda a “credibilidade” do programa. A outra parte divertida, são as situações em si. Não vou dar muitos spoilers, pois se contar demais, estrago a experiência.


Tem situações que sim, dão um certo nervosismo, mas isso se deve ao fato da trilha sonora, e do narrador que vão criando um clima tenso à cena. Aliás, parabéns à produção do programa, pela escolha do narrador, fiquei mais tenso quando ele falava do que pelas situações em si.


E não, não vai aparecer nenhum fantasma, e nem alguma entidade maligna. O show fica mesmo por conta das pessoas que estão nos locais assombrados.


Vou destacar um personagem (???) que me deixou intrigado. Não sei pelo fato de levar a situação muito a sério ou forçar demais a situação. Este para mim é de longe o melhor. O cara tem a profissão de demonologista, leva consigo artefatos de exorcismo. Está no local assombrado junto com uma médium, e ao longo dos episódios vai se sentindo mal e, segundos o genro dos Warren e o especialista, está sendo influenciado por uma força maligna. Ele, o demonologista de nome Jeremy, começa reclamar de dores de cabeça e dormir o dia inteiro.


Lá pelo quinto episódio Jeremy, o demonologista, tem uma “batalha” com forças do mal do local assombrado. Passa mal, a produção é chamada, e ele é levado ao hospital. Sério, isso acontece e é filmado.


Fico imaginando o funcionário da produção, tendo que explicar para o médico plantonista, o que aconteceu com o Jeremy. “Ele estava enfrentando um espírito/entidade maligna e daí… “ . Este para mim é o ponto alto do seriado. E o que faz parte de outras partes divertidas da série.


Tem outra situação que vale destacar: a tal da Banheira de Privações de Sentidos, que não passa de uma piscina infantil com uma barraca em cima. Tal situação ocorre em outro local de onde está Jeremy e uma pessoa mergulha na tal banheira em uma solução de água e sal (sacos e mais sacos de sal). Também dou destaque para os aparelhos de audição que captam vozes dos espíritos. Design muito mais arrojado que as caixas de som bluetooth da JBL. O som deve bem melhor que o tipo de música que se costuma tocar nessas caixinhas.


Não quero aqui, deixando claro, humilhar ninguém e desfazer o trabalho de quem tem envolvimento com religiões espíritas ou algo do tipo. Aliás, tem muita gente nesta área que demonstram muito mais empatia para com as pessoas que os ditos “cristãos”.

Também não quero me desfazer de quem acredita neste tipo de coisa. Eu mesmo acho que sim somos influenciados com energia do local, mas não da forma que é tratado no seriado.


Mas me diverti. Assistam, se querem sair um pouco do convencional do streaming : dragões, super-heróis, as próprias entidades malignas, serial killers reais, etc. É para assistir de uma vez só, mantendo o clima de suspense.


Abaixo algumas curiosidades :

Site do Instituto do Genro dos Warren : https://tonyspera.com/

Site da Série na Netflix (não ganhei por isso Netflix!) : https://www.netflix.com/br/title/81397887

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
João Falanga
João Falanga
Nov 06, 2022

Sobre o casal Warren do "Inocaverso" : https://pt.wikipedia.org/wiki/Ed_e_Lorraine_Warren

Like
bottom of page