google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Silicon Valley Bank: O Banco que se Tornou um Pilar do Ecossistema de Startups… Até Agora.


Eis que estamos vivendo nossa vida aqui no Brasil e surge uma notícia sobre um tal de Silicom Valley Bank, e sua quebra. E o impacto disso na economia, dos Estados Unidos e quem sabe do mundo.


Quem? SVB?


O Silicon Valley Bank (SVB) é um banco comercial especializado que atende a empresas de tecnologia, startups, capital de risco e empresas de private equity. Foi fundado em 1983 e tem sede em Santa Clara, Califórnia, nos Estados Unidos.


O SVB é considerado um dos bancos mais importantes para o ecossistema de startups e tecnologia nos EUA, por oferecer serviços bancários personalizados e soluções financeiras adaptadas às necessidades específicas dessas empresas. Além disso, o banco também é conhecido por seu envolvimento no setor de capital de risco, fornecendo financiamento e suporte para startups que estão levantando capital.


Nos últimos anos, o SVB tem ganhado ainda mais importância devido ao crescente interesse em startups e tecnologia em todo o mundo. O banco expandiu suas operações para outros países, incluindo o Reino Unido, China e Índia, e ajuda a financiar algumas das empresas mais inovadoras do mundo.


Além disso, o SVB também tem sido um dos principais financiadores de empresas que estão trabalhando em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, blockchain e criptomoedas. Como resultado, o banco tem sido cada vez mais mencionado em notícias relacionadas a startups e tecnologia, pois muitas empresas de sucesso têm usado seus serviços bancários.


Em resumo, o SVB é um importante banco comercial especializado que desempenha um papel fundamental no ecossistema de startups e tecnologia, fornecendo serviços bancários personalizados e soluções financeiras adaptadas às necessidades específicas dessas empresas.


Como nos filmes, quando tem um texto e depois de toda introdução acima, aparece os seguintes dizeres: "Até Agora…" e começa ser executada uma trilha sonora de suspense.


E como num filme de apocalipse zumbi, vem aquelas manchetes de impacto:



Então, vemos que está acontecendo.


Em resumo:


O Silicon Valley Bank (SVB) se tornou a maior falência de um banco de crédito dos Estados Unidos em mais de uma década, depois que sua base de clientes de startups de tecnologia estabelecida há muito tempo ficou preocupada e começou a sacar seus recursos.


A decisão dos reguladores do estado da Califórnia de tomar posse do banco na sexta-feira (10) e nomear o Federal Deposit Insurance Corp. (FDIC) como administrador encerra uma queda cruel para um grande do Vale do Silício. É também a segunda financeira regional a cair esta semana, depois que o Silvergate Capital anunciou que estava liquidando voluntariamente seu banco, provocando uma liquidação de ações de bancos e preocupações de que mais empresas possam fechar.


O FDIC disse que os depositantes segurados teriam acesso a seus fundos até segunda-feira de manhã. Os depositantes não segurados receberão um certificado de liquidação pelo valor restante de seus fundos não segurados, disse o regulador, acrescentando que ainda não sabe o total. O Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia citou liquidez inadequada e insolvência como justificativa para assumir o banco.


Os problemas aumentaram para o SVB depois que o Founders Fund de Peter Thiel e outras empresas de capital de risco (venture capital) de alto nível aconselharam suas empresas de portfólio a sacarem o dinheiro do banco. O caso levou a controladora SVB Financial Group a anunciar que tentaria levantar mais de US$ 2 bilhões após uma perda significativa em seu portfólio.

Para esclarecer sobre as notícias que estão bobando no momento.


Se gostar do roteiro, posso escrever uma parte 2, como numa saga de suspense em que primeiro filme fez um enorme sucesso.


Escrevam nos comentários.


E boa semana.

2 visualizações0 comentário
bottom of page