google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

2001: Uma Odisseia no Espaço EXPLICADO! (FILME vs. LIVRO) | Futurices

Atualizado: 17 de jun.


2001: Uma Odisseia no Espaço
Cena de 2001: Uma Odisseia no Espaço

Quando alguém me pergunta quais são as minhas obras preferidas de ficção científica, pode ser que essa lista mude de tempos em tempos, mas se tem um filme que nunca, jamais, em hipótese alguma estará fora dela algum dia é “2001: Uma odisseia no espaço” 🚀.



O longa, dirigido pelo visionário Stanley Kubrick, mudou para sempre o cenário tanto da ficção científica quanto da cinematografia no geral 🎬. É até difícil de acreditar que um filme feito em 1968 continue tão interessante até hoje! Além disso, 2001 trouxe uma abordagem mais filosófica e contemplativa ao explorar temas complexos como a evolução humana, a inteligência artificial e o desconhecido 🌌.


Apesar disso, nem sempre “2001: Uma odisseia no espaço” foi ovacionado pelo grande público. No lançamento do filme, muitos críticos aplaudiram a direção inovadora do Kubrick e os impressionantes efeitos especiais da obra, mas, por outro lado, tiveram aqueles que criticaram o ritmo lento, os personagens sem sal e a falta de clareza da narrativa 🤔.


Na verdade, até hoje muita gente considera “2001” uma experiência frustrante e difícil de entender. Afinal, o que são os monólitos? O que aconteceu com o astronauta David no meio daquelas luzinhas psicodélicas? O que é o quarto branco? E mais importante ainda, qual é a daquele bebê flutuante no final do filme? 👶✨


Incluindo o próprio Kubrick, muita gente defende que “2001: Uma odisseia no espaço” é um filme que deve ser livremente interpretado por cada um. Mas fato é que existe um elemento muito importante que torna essa história maluca muito mais clara e muito mais rica também 📖.


Durante o processo de roteirização do longa, o diretor Kubrick trabalhou junto com o escritor Arthur C. Clarke, que lançou um livro de mesmo nome logo depois da estreia do filme. Se antes eu já era fã, depois dessa leitura fiquei mais apaixonada ainda por "2001", porque o livro realmente vai a fundo nos detalhes científicos e filosóficos dessa narrativa 💡.


E é pensando nisso que eu hoje venho aqui com a difícil missão de explicar pra vocês a história de “2001: Uma odisseia no espaço”, explorando os universos tanto do livro como do filme, bem como as semelhanças e diferenças entre as duas mídias. Vamo lá! 🌠





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page