google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Throwback Thursday #TBT: Quando a quinta-feira eram mais do que apenas véspera de sexta-feira


Hoje vamos falar sobre fatos relevantes que aconteceram em uma quinta-feira. Esse dia da semana pode parecer comum, mas muitas coisas importantes já aconteceram em uma quinta-feira, seja na política, no esporte, na ciência ou na cultura.


Começando pela política, em 21 de julho de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a nova capital do Brasil, Brasília. A cidade foi construída em apenas 41 meses e se tornou um marco na história do país. A mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília foi uma decisão polêmica, mas que teve um impacto significativo na economia e na política brasileira.



Na área esportiva, uma quinta-feira ficou marcada na história do futebol brasileiro. Em 17 de julho de 1958, a seleção brasileira conquistou a sua primeira Copa do Mundo, na Suécia. Foi uma vitória histórica, com um time liderado por Pelé e Garrincha, que encantou o mundo com o seu futebol arte. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 na final e se tornou o primeiro país a conquistar a Copa fora de seu continente.



Na ciência, uma quinta-feira ficou marcada como o dia da descoberta do DNA. Em 25 de abril de 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick publicaram um artigo na revista Nature descrevendo a estrutura em dupla hélice do DNA. Essa descoberta revolucionou a biologia molecular e abriu caminho para muitas outras descobertas importantes.



Na cultura, uma quinta-feira ficou marcada como o dia da estreia do filme "O Poderoso Chefão". Em 15 de março de 1972, o filme dirigido por Francis Ford Coppola foi lançado nos cinemas americanos e se tornou um grande sucesso de crítica e público. O filme é considerado um clássico do cinema e ganhou três Oscars, incluindo o de Melhor Filme.



Em 4 de abril de 1968, o mundo perdeu um dos seus maiores defensores dos direitos civis: Martin Luther King Jr. O líder da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos foi assassinado em Memphis, Tennessee, enquanto se preparava para liderar uma manifestação pacífica.


A morte de King gerou comoção em todo o mundo e levou a uma onda de protestos nos Estados Unidos. Seu legado, no entanto, continuou vivo e inspirou muitos outros líderes a lutarem pela igualdade e justiça social.



Em 9 de novembro de 1989, a história foi escrita quando o Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas partes desde 1961, finalmente caiu. A queda do muro marcou o fim da Guerra Fria e o início de uma nova era na história mundial.


Milhares de pessoas se reuniram nas ruas de Berlim para celebrar a queda do muro e a reunificação da cidade. O evento foi um momento histórico que simbolizou a esperança de um mundo mais unido e pacífico.



Em 3 de setembro de 1928, o cientista escocês Alexander Fleming descobriu acidentalmente a penicilina, um antibiótico que revolucionou a medicina moderna. Fleming notou que uma cultura de bactérias havia sido contaminada com um fungo que produzia uma substância que matava as bactérias.


A descoberta da penicilina abriu caminho para o desenvolvimento de outros antibióticos e ajudou a salvar milhões de vidas ao longo dos anos. A quinta-feira em que Fleming fez sua descoberta acidental foi um dia que mudou a medicina para sempre.



Em 7 de novembro de 1936, a BBC realizou a primeira transmissão televisiva ao vivo da história. A transmissão foi feita a partir do estúdio da BBC em Londres e mostrou uma cena do ator britânico Adele Dixon cantando.


A transmissão ao vivo foi um marco na história da televisão e abriu caminho para a popularização desse meio de comunicação em todo o mundo. Desde então, a televisão se tornou uma das formas mais populares de entretenimento e informação em todo o mundo.


Além desses fatos históricos, muitas outras coisas importantes já aconteceram em uma quinta-feira. É um dia que pode parecer comum, mas que pode reservar surpresas e acontecimentos marcantes.


Por isso, é sempre importante estar atento ao que acontece ao nosso redor e valorizar cada momento da nossa história.

2 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
João Falanga
João Falanga
Jun 08, 2023

Correção: Brasília foi inaugurada em 21 de abril e não em julho....

Like
bottom of page