google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Para se aprofundar mais: Black HAT SEO - evite este método


Black HAT SEO
Black HAT SEO

Introdução ao Black Hat SEO: Um Olhar Cauteloso

Trabalhando nos ultimos meses como redator, vi um tipo de coisa muito praticado e às vezes até indicado: SEO Black Hat


SEO Black Hat, no contexto de otimização de motores de busca, refere-se a práticas que são usadas para aumentar a classificação de uma página em resultados de pesquisa, que violam as diretrizes dos motores de busca. Apesar de tais práticas poderem proporcionar ganhos a curto prazo, a longo prazo, podem resultar em penalidades severas.


O Que é Black Hat SEO e Por Que Deve Ser Evitado


O Black Hat #SEO inclui várias técnicas, tais como keyword stuffing, uso de texto invisível, e link farming. Estas práticas visam manipular os algoritmos dos motores de busca para ganhar uma classificação mais alta. No entanto, essas técnicas são vistas como desonestas e podem resultar em punições dos motores de busca.


Ainda que o Black Hat SEO possa oferecer benefícios imediatos, os riscos a longo prazo superam quaisquer vantagens a curto prazo. Uma vez que o Google e outros motores de busca têm como objetivo oferecer resultados relevantes e de alta qualidade aos usuários, eles constantemente atualizam seus algoritmos para detectar e penalizar sites que empregam táticas de Black Hat SEO.


Há algum tempo atrás, muitos especialistas em marketing digital chegaram equivocadamente à conclusão de que um bom procedimento de SEO era o de "iludir o algoritmo" com uma gama de estratégias que tentavam contornar a inteligência artificial dos motores de busca e, assim, garantir as primeiras posições para o seu site nas páginas de pesquisa.


Então você pode questionar, se isso é antigo e já sabemos que é uma prática condenada, ainda existem profissionais que continuam praticando? Infelizmente, a resposta é sim! Este conjunto de ações condenadas pelos motores de busca ganhou o nome de Black Hat SEO, inspirado nos filmes de faroeste onde os vilões sempre usam um chapéu preto.


Com o avanço do tempo e todas as atualizações do algoritmo, o Google começou a identificar estas práticas ruins e deixou bem claro em suas diretrizes o que não era aconselhável fazer. Separei uma lista do que é mais condenado e que deve ser evitado a todo custo no planejamento do seu marketing digital, isto porque muitos "mestres do marketing" continuam vendendo essas ideias como se fossem boas!


Entendendo as Técnicas de Black Hat SEO


Keyword Stuffing é uma das técnicas mais comuns de Black Hat SEO. Consiste em encher uma página web com palavras-chave ou números na tentativa de manipular a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google. No entanto, essa prática resulta em uma experiência de usuário pobre e pode levar a penalidades do Google.


Texto invisível ou texto oculto, é outra técnica de Black Hat SEO. Consiste em colocar palavras-chave invisíveis aos usuários, mas visíveis para os motores de busca, em um site. Isso pode ser feito usando a cor do texto que é a mesma ou muito similar à cor de fundo. Novamente, esta técnica é considerada enganosa e pode resultar em punições.


Link farming é uma prática onde um grupo de sites se liga entre si para aumentar a popularidade do link. Isso viola as diretrizes do Google, pois cria uma rede artificial de links que não têm relevância ou valor para o usuário.


Conteúdo duplicado/Plágio!

Como já falado aqui no LinkedIn, para o Google conteúdo bom é conteúdo original! Não adianta pegar artigos de outros sites e replicar no seu blog pensando que a frequência das postagens vai melhorar o seu posicionamento no ranking! Esta regra não diz nada sobre penalização, mas o Google não vai mostrar vários resultados idênticos ao usuário. Ao invés disso, ele prioriza o conteúdo original e oculta o restante que aparecer na SERP.


Blog Spam


Anos atrás também era muito comum que os comentários de um fórum ou de um post de um blog fosse cheio de links para divulgar outras páginas ou até mesmo outros sites. Isso se feito repetidamente pode ser lido como spam e você pode receber penalizações do Google.


Palavras-chave não relacionadas


Esta técnica ocorre quando as palavras-chave usadas na otimização são de grande relevância, porém o conteúdo da página não é condizente. Estas palavras-chave vão desde nomes de celebridades até memes/bordões da Internet no meio de um conteúdo que não faz conexão com a página. Identificar isso é muito simples, pois não precisa ler muito do conteúdo para ver que as palavras são simplesmente encaixadas no texto sem o menor sentido. Muitas vezes elas são encontradas nos rodapés.


Consequências do Black Hat SEO


Se o Google ou outros motores de busca detectam que um site está usando técnicas de Black Hat SEO, eles podem penalizá-lo de várias maneiras. Isso pode incluir a diminuição do ranking do site nos resultados de pesquisa, ou até mesmo a remoção completa do site do índice de pesquisa.


Além disso, o uso de táticas de Black Hat SEO pode danificar a reputação de uma marca e a confiança dos usuários, que são fundamentais para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio online.

3 visualizações0 comentário
bottom of page