google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

'Os Lusíadas': a obra que 'fundou' a língua portuguesa há 450 anos

Atualizado: 21 de mai. de 2023


Pintura da nau de Vasco da Gama, feita no século 19 por Ernesto Casanova
Pintura da nau de Vasco da Gama, feita no século 19 por Ernesto Casanova

Vale a pena ter conhecimento sobre a obra Os Lusíadas, do poeta, Camões.


"As armas e os barões assinalados,/ Que da ocidental praia Lusitana,/ Por mares nunca de antes navegados,/ Passaram ainda além da Taprobana,/ Em perigos e guerras esforçados, / Mais do que prometia a força humana, / E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram."


Assim começa a obra que pode ser considerada a certidão de nascimento da língua portuguesa. Publicada em 12 de março de 1572, há 450 anos, a célebre criação do poeta Luís Vaz de Camões (nascido provavelmente no ano de 1524 e morto provavelmente em 1580) é formada por dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos, todos em oitavas decassilábicas, sempre arranjados em um esquema rímico fixo.


A obra garantiu a Camões o mesmo lugar na língua portuguesa ocupado por William Shakespeare (1564-1616) no inglês, Dante Alighieri (1265-1321) no italiano, François Rabelais (1494-1553) no francês, e France Prešeren (1800-1849) no esloveno. Em suma, cada língua considerada moderna tem no trabalho de um grande escritor a consolidação de suas bases e a matriz de suas normas.


Segue a matéria:



Se quiser ler a obra clique aqui : encr.pw/RXdN7


Sobre Camões:


Camões nasceu em Lisboa no século XVI e, apesar de ter levado uma vida bastante tumultuada, é lembrado como um dos maiores poetas da língua portuguesa. Sua obra mais conhecida, os Lusíadas, é um poema épico que conta a história das conquistas marítimas portuguesas e celebra a figura do navegador Vasco da Gama.


E é justamente sobre a saga de Vasco da Gama que eu gostaria de falar agora. Acredito que os Lusíadas são muito mais do que um simples livro de aventura. Eles nos transportam para uma época em que o mundo ainda era desconhecido e as viagens marítimas eram uma verdadeira aventura.


A história de Vasco da Gama, que liderou a primeira expedição portuguesa a chegar à Índia por mar, é emocionante e cheia de reviravoltas. Desde a partida de Portugal até a chegada à Índia, passando por tempestades, naufrágios e conflitos com povos locais, a jornada de Vasco da Gama é uma verdadeira epopeia.


E o que mais me encanta nos Lusíadas é a forma como Camões soube retratar essa história. Com sua poesia inspirada e sua habilidade para descrever cenas e personagens, ele nos faz sentir como se estivéssemos lá, acompanhando de perto cada momento dessa jornada.


Por isso, acredito que os Lusíadas são muito mais do que um livro de aventura. Eles são uma obra-prima da literatura portuguesa e mundial, que merece ser lida e apreciada por todas as gerações. E a saga de Vasco da Gama é um exemplo de coragem, determinação e perseverança, que ainda hoje pode nos inspirar em nossas próprias jornadas.


Espero que tenham gostado desse pequeno passeio pela obra de Luis de Camões e os Lusíadas. E se você ainda não leu esse livro incrível, não perca mais tempo! Vale muito a pena. Até a próxima!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page