google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

“Filmes e personalidade: o que um filme de terror diz sobre você”? 😂


Hoje é sexta, então, como de costume, é dia de assunto mais leve.


Você já se perguntou qual é o seu gênero de filme favorito? E se ele tem alguma relação com a sua personalidade? Neste post, exploraremos algumas possíveis conexões entre os tipos de filmes que você gosta de assistir e as características que você possui. Será que você é uma comédia romântica ou um suspense policial? Vamos descobrir!


Comédia: Se você adora rir e se divertir com as situações hilárias que os personagens enfrentam, você pode ser uma pessoa alegre, otimista e sociável. Você gosta de fazer piadas e de levar a vida com leveza. Você também pode ser criativo e inteligente por saber apreciar o humor nas coisas.


Romance: Se você se emociona com as histórias de amor e torce para os casais ficarem juntos, você pode ser uma pessoa sensível, romântica e sonhadora. Você valoriza os sentimentos e as relações afetivas. Você também pode ser idealista e esperançoso por acreditar no poder do amor.


Ação: Se você se empolga com as cenas de perseguição, luta e explosão, você pode ser uma pessoa aventureira, corajosa e dinâmica. Você gosta de adrenalina e de desafios. Você também pode ser determinado e confiante, pois não tem medo de enfrentar os obstáculos.


Terror: Se você se arrepia com os sustos, os monstros e o sangue, você pode ser uma pessoa curiosa, ousada e intrigante. Você gosta de explorar o desconhecido e o misterioso. Você também pode ser forte e resiliente por saber lidar com o medo.


Drama: Se você se envolve com os conflitos, as emoções e as tragédias dos personagens, você pode ser uma pessoa empática, profunda e reflexiva. Você gosta de entender os dilemas humanos e de se colocar no lugar dos outros. Você também pode ser maduro e realista, por saber que a vida nem sempre é fácil.


Ficção científica: Se você se fascina com as invenções, as viagens espaciais e os alienígenas, você pode ser uma pessoa imaginativa, visionária e inovadora. Você gosta de pensar no futuro e nas possibilidades. Você também pode ser curioso e inteligente por ter em vista aprender sobre o universo.


Animação: Se você se encanta com os desenhos, as cores e as músicas, você pode ser uma pessoa divertida, criativa e infantil. Você gosta de fantasiar e de brincar. Você também pode ser inocente e bondoso por manter o espírito jovem.


Documentário: Se você se interessa pelos fatos, pelas histórias reais e pelas questões sociais, você pode ser uma pessoa informada, consciente e crítica. Você gosta de aprender e de debater. Você também pode ser engajado e responsável, pois se preocupa com o mundo.


E tem estudo sobre isso?


Um dos estudos mais conhecidos sobre o assunto foi realizado por Oliver e Raney (2011), que aplicaram um questionário a mais de 2 mil pessoas nos Estados Unidos, perguntando sobre as suas preferências por 15 gêneros de filmes e 16 traços de personalidade. Eles encontraram que:


- Os fãs de comédia tendem a ser mais extrovertidos, agradáveis, abertos a novas experiências e menos neuróticos do que a média. Eles também valorizam o humor, a diversão e a felicidade na vida.


- Os fãs de drama tendem a ser mais abertos a novas experiências, conscientes e emocionalmente estáveis do que a média. Eles também apreciam a complexidade, a profundidade e a originalidade nas histórias.


- Os fãs de romance tendem a ser mais extrovertidos, agradáveis, conscientes e menos neuróticos do que a média. Eles também valorizam o amor, a intimidade e a harmonia nos relacionamentos.


- Os fãs de terror tendem a ser mais abertos a novas experiências, menos conscientes e mais neuróticos do que a média. Eles também buscam sensações fortes, desafios e emoções intensas.

- Os fãs de ação tendem a ser mais extrovertidos, menos abertos a novas experiências e menos neuróticos do que a média. Eles também gostam de aventura, excitação e adrenalina.


Outro estudo interessante foi feito por Rentfrow et al. (2011), que analisaram os perfis de mais de 19 mil usuários do Facebook que indicaram os seus filmes favoritos na rede social. Eles usaram um algoritmo para classificar os filmes em cinco gêneros principais: comédia romântica, drama romântico, drama realista, suspense/terror e ficção científica/fantasia. Eles também coletaram informações sobre o sexo, a idade, o nível educacional e o status de relacionamento dos usuários. Eles descobriram que:


- As mulheres tendem a preferir comédias românticas e dramas românticos, enquanto os homens tendem a preferir ficção científica/fantasia e suspense/terror.

- As pessoas mais jovens tendem a preferir ficção científica/fantasia e suspense/terror, enquanto as pessoas mais velhas tendem a preferir dramas realistas e comédias românticas.

- As pessoas com maior nível educacional tendem a preferir dramas realistas e ficção científica/fantasia, enquanto as pessoas com menor nível educacional tendem a preferir comédias românticas e dramas românticos.

- As pessoas solteiras tendem a preferir ficção científica/fantasia e suspense/terror, enquanto as pessoas casadas ou em relacionamentos sérios tendem a preferir comédias românticas e dramas românticos.


Esses são apenas alguns exemplos de como o gênero de filme pode refletir aspectos da personalidade das pessoas. É claro que isso não significa que todas as pessoas que gostam de um determinado gênero sejam iguais ou que não possam gostar de outros gêneros também. Afinal, somos seres complexos e multifacetados, que podem apreciar diferentes tipos de filmes dependendo do nosso humor, do nosso contexto e das nossas experiências. Mas é divertido pensar que os filmes que escolhemos assistir podem revelar um pouco sobre quem somos e como nos vemos no mundo.


Referências:


Oliver, M. B., & Raney, A. A. (2011). Entertainment as pleasurable and meaningful: Identifying hedonic and eudaimonic motivations for entertainment consumption. Journal of Communication, 61(5), 984-1004.


Este estudo não se concentra especificamente na relação entre gênero de filmes e personalidade, mas em vez disso, explora as motivações hedônicas (busca de prazer) e eudaimônicas (busca de significado e realização) por trás do consumo de entretenimento em geral. Os autores argumentam que o entretenimento pode ser uma fonte de prazer imediato, mas também pode ter valor significativo em termos de autorreflexão, crescimento pessoal e conexão com os outros. Eles concluem que as pessoas podem ter motivações diferentes para consumir entretenimento, e que essas motivações podem influenciar suas experiências e avaliações de entretenimento.


Rentfrow, P. J., Mellander, C., & Florida, R. (2011). Happy states of America: A state-level analysis of psychological, economic, and social well-being. Journal of Research in Personality, 45(5), 461-471.


Este estudo não se concentra especificamente na relação entre gênero de filmes e personalidade, mas em vez disso, investiga os fatores que contribuem para o bem-estar psicológico, econômico e social ao nível estadual nos Estados Unidos. Os autores usaram dados de pesquisas e indicadores estatísticos para examinar várias variáveis que influenciam o bem-estar, incluindo características demográficas, indicadores econômicos e culturais, e traços de personalidade.


Embora o estudo tenha encontrado algumas associações entre traços de personalidade e o bem-estar ao nível estadual, as relações são complexas e variam dependendo do traço de personalidade considerado. Além disso, não há referência específica neste estudo à relação entre gênero de filmes e personalidade.


E aí, qual é o seu gênero de filme preferido? Ele combina com a sua personalidade? Conte para nós nos comentários!


E bom fim de semana!!!!!!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page