google.com, pub-7228869011542059, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Como eu parei de reclamar e me tornei uma pessoa melhor (não realmente)...


Olá, leitores da minha newsletter! Hoje eu falarei sobre um assunto que me intriga há muito tempo: por que as pessoas reclamam tanto? 🤔


Eu tenho certeza que vocês já se depararam com alguém que vive reclamando de tudo: do clima, do trânsito, do trabalho, da família, dos amigos, da política, da saúde, da vida... Parece que nada está bom para essas pessoas e elas só sabem ver o lado negativo das coisas. 😒


Mas por que elas fazem isso? Será que elas são infelizes? Será que elas têm algum problema psicológico? Será que elas querem chamar a atenção? Será que elas gostam de sofrer? Ou será que elas simplesmente não têm mais nada para fazer?


Eu não sou psicólogo nem especialista no assunto, mas tenho algumas teorias sobre o motivo pelo qual as pessoas reclamam tanto. Compartilharei com vocês algumas delas e espero que vocês se divirtam e se identifiquem. 😁


Teoria 1: As pessoas reclamam porque é uma forma de desabafar.


Essa é uma das teorias mais óbvias e talvez mais verdadeiras. As pessoas reclamam porque precisam colocar para fora tudo o que as incomoda e as frustra. É uma forma de aliviar o estresse e a tensão acumulados no dia a dia. Reclamar é como uma terapia gratuita e instantânea. Quem nunca sentiu um alívio depois de reclamar de algo ou de alguém?



O problema é quando a reclamação vira um hábito e a pessoa não consegue mais parar de reclamar. Aí ela acaba se tornando uma pessoa amarga, pessimista e chata. Ninguém gosta de ficar perto de alguém assim, né? Além disso, reclamar demais pode afetar a saúde física e mental da pessoa. Estudos mostram que reclamar libera hormônios do estresse no organismo, como o cortisol, que pode causar problemas como pressão alta, diabete, obesidade e depressão.


Então fica a dica: se você precisa desabafar sobre algo ou alguém, faça isso com moderação e escolha bem com quem você fará isso. Não adianta nada ficar reclamando para quem não pode te ajudar ou para quem vai te julgar ou te criticar ainda mais. Procure alguém que te escute com atenção e compreensão e que te dê um conselho ou um abraço quando necessário. E lembre-se: nem tudo na vida é motivo para reclamar. Tente ver o lado bom das coisas e ser grato pelo que você tem.


Teoria 2: As pessoas reclamam porque é uma forma de se conectar com os outros.


Essa é outra teoria bastante plausível e até mesmo simpática. As pessoas reclamam porque querem se sentir parte de um grupo ou de uma comunidade. Reclamar é uma forma de criar laços com outras pessoas que compartilham das mesmas insatisfações ou opiniões. Reclamar é como dizer: "Ei,você também pensa assim? Que bom! Então somos parecidos!" 😊


Reclamar pode ser uma forma de iniciar uma conversa ou manter um assunto em comum com alguém. Quem nunca puxou papo com um colega de trabalho ou um vizinho falando mal do chefe ou do barulho da rua? Quem nunca fez amizade com alguém em uma fila ou em uma sala de espera reclamando da demora, ou do serviço ruim?


O problema é quando a reclamação vira o único assunto entre as pessoas e elas não conseguem falar sobre mais nada além dos seus problemas ou dos problemas dos outros. Aí elas acabam se tornando pessoas limitadas, superficiais e fofoqueiras. Ninguém gosta de ficar perto de alguém assim né? Além disso, reclamar demais pode afastar as pessoas que pensam diferente ou que têm uma visão mais positiva da vida.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page